Home Notícias Laboral CH Qual é a diferença entre o 13.º salário e o bónus?

Qual é a diferença entre o 13.º salário e o bónus?

Avaliação: / 0
FracoBom 

Na Suíça, nem o Código de Obrigações, nem a lei de trabalho prevê o pagamento obrigatório do 13.º salário ou do bónus. No entanto, o seu pagamento só é obrigatório se constar no Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) em vigor, ou no contrato individual de trabalho. O bónus é uma prestação voluntária, cuja quantia depende de uma série de factores, tais como a situação económica da empresa, o seu desempenho, etc... Caso a relação laboral tenha terminado antes do fim do ano, o pagamento do bónus proporcional correspondente, só é obrigatório se este for expressamente estabelecido no contrato de trabalho.
O 13.º salário faz parte do salário e, portanto, caso a relação de trabalho seja inerrompida durante o ano em curso o pagamento proporcional do mesmo é obrigatório. No seu contrato, caso sejam utilizadas expressões dúbias, tais que: “o empregado recebe um 13.º salário como gratificação”, os tribunais podem decidir a favor do trabalhador e interpretar que o empregador se comprometeu a pagar o 13.º salário e não uma gratificação.
Caso não tenha um contrato de trabalho escrito convém informar-se se o sector em que trabalha está sujeito à aplicação de um CCT ou não. Neste caso, deve saber se o pagamento do 13.º é obrigatório, total ou parcial.

Fonte: UNIA

 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Login Form

Utilizadores online

Temos 76 visitantes em linha

Get Adobe Flash player

Opinião

Reportagens

Tugas em destaque na CH

INQUÉRITO

Tem orgulho em ser Português?
 

Próximos Eventos

No current events.






Câmbio do dia